A ação de despejo é a medida judicial cabível para a retomada do imóvel locado quando há resistência indevida por parte do inquilino.
É bastante comum que a ação seja acompanhada de um pedido de cobrança de aluguéis e/ou encargos da locação, se for o caso.
A Lei do Inquilinato prevê a possibilidade de obtenção de um despejo mais rápido (liminar), que pode ou não ser requerido pelo locador cumpridor dos requisitos legais.
Se aceito, o despejo liminar é realizado em 15 dias após o recebimento da notificação pelo locatário.
Para tanto, locador deverá depositar no processo o valor equivalente a 3 aluguéis.
Isso porque o despejo liminar pode ser concedido mesmo sem a manifestação do inquilino no processo. Assim, esse depósito serve como uma garantia (caução) ao locatário, no caso de ser despejado indevidamente. O depósito é devolvido ao locador posteriormente se o despejo liminar estiver correto.
Diversas são as situações que podem ser utilizadas como fundamento para a ação de despejo. Por exemplo:
✔️Falta de pagamento;
✔️Término da locação;
✔️Descumprimento do contrato;
✔️Utilização do imóvel pelo proprietário, cônjuge, companheiro ou para residência de ascendente ou descendente que não disponha, assim como seu cônjuge, de imóvel residencial próprio;
✔️Falecimento do locatário que não deixar um sucessor legítimo;
✔️Permanência indevida do sublocatário etc.
De qualquer forma, o inquilino e fiador poderão apresentar defesa em 15 dias, podendo alegar que já houve o pagamento ou não são verdadeiras as alegações do locador, juntando as eventuais provas que possuir.
No caso de pedido de despejo por inadimplência, o inquilino e o fiador têm o prazo de 15 dias para realizar o pagamento do débito devidamente atualizado, com as multas, penalidades, juros de mora, custas e honorários.
Para toda ação, é necessário indicar um valor da causa. O valor da causa pode servir para o cálculo do valor da taxa judiciária inicial (exemplo: em São Paulo = 1% sobre o valor dado à causa).
No caso da ação de despejo, o cálculo do valor da causa é um pouco diferente. Equivale a 12 meses do valor do aluguel + o valor do débito.
Precisando de assessoria jurídica para sua imobiliária? Entre em contato conosco!
Comments