top of page

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DIVÓRCIO CONSENSUAL E DIVÓRCIO LITIGIOSO?

O divórcio consensual e o divórcio litigioso são duas formas diferentes de se obter um divórcio, que é a dissolução do vínculo matrimonial.


O divórcio consensual ocorre quando ambos os cônjuges estão de acordo com a decisão de se divorciarem e concordam com os termos do divórcio, como a partilha de bens, guarda de filhos, pensão alimentícia, entre outros. Nesse tipo de divórcio, é possível realizar o processo de forma mais rápida e menos desgastante emocionalmente, já que as partes envolvidas estão em acordo e não há a necessidade de decisões judiciais.


Já o divórcio litigioso ocorre quando um ou ambos os cônjuges não estão de acordo com o divórcio ou com os termos propostos pelo outro cônjuge. Nesse tipo de divórcio, é necessário entrar com uma ação na justiça para que sejam tomadas decisões a respeito de questões como partilha de bens, guarda de filhos, pensão alimentícia, entre outros. Esse processo pode ser mais longo e mais desgastante emocionalmente, já que há um conflito entre as partes envolvidas.


Em resumo, a principal diferença entre o divórcio consensual e o divórcio litigioso é a existência de acordo entre as partes em relação aos termos do divórcio. Enquanto no divórcio consensual as partes estão de acordo, no divórcio litigioso há um conflito a ser resolvido pela justiça.

Posts recentes

Ver tudo

O QUE É UM ACORDO DE QUOTISTAS?

O acordo de quotistas é um instrumento jurídico muito importante para regular as relações entre os sócios de uma empresa. Esse tipo de acordo é utilizado principalmente em sociedades limitadas, onde a

How does it work to open a company in Brazil?

Opening a company in Brazil involves several steps and requirements. Here are the general steps to follow: Choose the legal structure: The first step is to decide on the type of company structure that

Comments


bottom of page