top of page

DOAÇÃO COM RESERVA DE USUFRUTO: COMO FUNCIONA?


Como o próprio nome já diz, quando alguém se torna usufrutuário de um imóvel, passa a possuir o direito de usar e fruir do bem. Por exemplo: tem o direito ao recebimento de aluguéis, posse, uso e administração.


Portanto, na doação com reserva de usufruto, o doador passa a propriedade para uma outra pessoa (geralmente ocorre entre pais e filhos) e mantém para si o usufruto.


Exemplo: um pai doa ao filho o imóvel, porém mantém o usufruto para si enquanto viver ou por determinado período, visando o recebimento dos aluguéis ou a própria moradia. Após o falecimento do genitor ou extinção do usufruto, a propriedade já estará no nome do filho.


A doação com a cláusula de usufruto deve se dar por intermédio de escritura pública perante um "Cartório de Notas". Posteriormente, a averbação deverá ser averbada na matrícula perante o Registro de Imóveis competente.


Para tanto, além dos valores pagos perante o Cartório de Notas e Registro de Imóveis, deverá ser pago o tributo ITCMD (salvo no caso de isenção).


No caso de venda do imóvel com reserva de usufruto, este deverá ser respeitado até o fim do prazo estabelecido (normalmente com o falecimento) ou na ocorrência de alguma das outras hipóteses de extinção do usufruto previstas no Código Civil (renúncia, por exemplo).


No caso de locação, o prazo de locação não poderá ser superior ao prazo do usufruto, salvo se o proprietário concordar expressamente. Com a concordância do proprietário, a cláusula de vigência, devidamente registrada, estará assegurada em face de terceiros, ainda que posteriormente cancelado o usufruto.


Obviamente, se o usufrutuário tiver dívidas, o imóvel não poderá ser penhorado por não ser de sua propriedade (salvo no caso de fraude). Porém, conforme entendimentos dos tribunais, os aluguéis recebidos poderão ser alvo de penhoras.

Posts recentes

Ver tudo

O QUE É UM ACORDO DE QUOTISTAS?

O acordo de quotistas é um instrumento jurídico muito importante para regular as relações entre os sócios de uma empresa. Esse tipo de acordo é utilizado principalmente em sociedades limitadas, onde a

How does it work to open a company in Brazil?

Opening a company in Brazil involves several steps and requirements. Here are the general steps to follow: Choose the legal structure: The first step is to decide on the type of company structure that

Comments


bottom of page